REVISTA MUNDO DA FAMA noticia manifestação do MDM a favor do Desmonte do Minhocão

Revista Mundo da Fama

Edição de agosto de 2015

CICLOVIA SOB O MINHOCÃO É ABERTA

Polêmica envolvendo Fernando Haddad, mais um desgosto

para o centro de São Paulo. 

Moradores e comerciantes fazem reivindicação para 

o desmonte do Minhocão

10/08/2015

Folha de S.Paulo ( cotidiano )

          O Prefeito Fernando Haddad (PT) inaugurou na manhã deste domingo (9), a ciclovia sob o Minhocão, na região central de São Paulo. Como 4,1 km, ela liga a praça Roosevelt ao terminal de ônibus e metrô da Barra Funda. (…)

Minhocão

          Integrantes do Movimento Desmonte Minhocão, que defende a demolição do elevado por etapas, fizeram um protesto com placas e cartazes. 

          Eles também entregaram uma carta ao Prefeito em que pedem “compaixão pelos mais de 230 mil moradores-eleitores que há décadas são agredidos em sua saúde”.

          Haddad respondeu que iniciativas como a nova ciclovia ajudaram a ampliar o debate sobre o futuro do Minhocão.

 

ARQUITETA E URBANISTA DENUNCIA

CRIME DE LESA-PATRIMÔNIO URBANO

“FRASE DO DIA:  “O MINHOCÃO SECCIONOU TODO O BAIRRO DE SANTA CECÍLIA E, À MANEIRA DO MURO DE BERLIM, DEIXOU ÓRFÃOS MILHARES DE MORADORES DOS PRÉDIOS LOCALIZADOS NAS SUAS LATERAIS, OBRIGADOS A CONVIVER COM O RITMO FRENÉTICO DOS CARROS E A POLUIÇÃO POR ELES PRODUZIDA”. ELISABETE FRANÇA, ARQUITETA E URBANISTA. 

     Nascida na cidade de Curitiba, Elisabete França se formou na Universidade Federal do Paraná (UFPR), é mestre pela FAU-USP e doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

     Com mais de 25 anos de experiência em projetos urbanos, ambientais, habitacionais e gestão de projetos participativos; atualmente é diretora do Studio2E Ideias Urbanas e professora em cursos de graduação e especialização, em instituições como a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e o núcleo de estudos USP Cidades.

_____________________________________________________________________________________________

sptv Globo

Bom dia SP log

Manifestação para o desmonte do Minhocão

Francisco Machado – Diretor do Movimento Desmonte Minhocão:

          “Nós viemos pedir ao Senhor Prefeito Haddad o desmonte do Minhocão. Nós moramos aqui. São mais de 230 mil moradores-eleitores e nós sofremos os efeitos na nossa saúde das poluições atmosférica, sonora, como voces estão mesmo sendo testemunhas e visuais”.

          Repórter Ana Paula Campos: A nova ciclovia apresentou problemas antes mesmo da inauguração. Em dois pontos, goteiras destroem a pintura novinha. 

                 Alguns reparos já foram feitos. Outros problemas continuam. (…)

                 O pedestre é obrigado a passar pela ciclovia e não consegue ver direito o que vem pela frente  (devido as pilastras do Minhocão que cortam a passagem e impedem a visão do ciclista que está vindo). 

                Pode ser uma bicicleta como essa que acabou que passou  aqui agora. Então pedestres e ciclistas tem que ficar muito atentos. Isso acontece ao lado dos pilares de sustentação do viaduto, que acabam virando um enorme bloqueio a visão de quem passa por aqui.

 

 Movimento Desmonte Minhocão

Texto completo com nossa reivindicação entregue ao Prefeito Fernando Haddad, a Vice-Prefeita Nádia Campeão, ao Secretário de Transportes Tatto, divulgado para a imprensa e população. 

          Ao Sr. Fernando Haddad

          DD. Prefeito de São Paulo  

          As entidades subscritoras, representadas pelos signatários abaixo, apresentam este apelo a Vossa Senhoria  fazendo suas as lúcidas, oportunas e sábias palavras do DD. Promotor de Justiça e do Meio Ambiente, do Ministério Público, Dr. Marcos Lúcio Barreto, em entrevista à imprensa, sobre o Elevado Costa e Silva, Minhocão: 

                “Que esse martírio tenha um fim! 

                   Que se proceda o Desmonte!

                        Não tem alternativa”      

          Sim, Sr. Prefeito, tenha compaixão dos mais de 230 mil moradores-eleitores, que há décadas são agredidos em sua saúde, com os efeitos das poluições atmosférica, sonora e visual e mande proceder o Desmonte desta “cicatriz urbana” no rosto da cidade de São Paulo, o que pode ser feito por partes, a exemplo da Perimetral, no Rio. E consequente revitalização desta área de três quilômetros e quatrocentos metros de extensão do Minhocão, cujo Desmonte é questão de saúde pública, urgente!     

MDM – Movimento Desmonte Minhocão, Ação Local Amaral Gurgel da Viva o Centro,  Associação dos Moradores e Comerciantes de Campos Elíseos, Associação dos Moradores de Santa Cecília,  AMACON – Associação de Moradores e Amigos do bairro da Consolação e Adjacências, Ação Local Roosevelt, Consegs Consolação/Roosevelt, Praça da República/Bela Vista, Liberdade, Higienópolis, Santa Cecília, Barra Funda, Campos Elíseos.

Yara Goes ,  Francisco Gomes Machado, José Geraldo Santos Oliveira,  Artur Monteiro, Dinah P. H. Pietrowski, David Abrão Calixto.

        Várias associações  de  bairro  e  inúmeros  moradores  fizeram  uma manifestação e entregaram ao Prefeito, documento solicitando o Desmonte do elevado, por razões de saúde e segurança pública. 

http://www.revistamundodafama.com/#!CICLOVIA-SOB-O-MINHOC%C3%83O-%C3%89-ABERTA-Pol%C3%AAmica-envolvendo-Fernando-Haddad-mais-um-desgosto-para-o-centro-de-S%C3%A3o-Paulo-Moradores-e-comerciantes-fazem-reivindica%C3%A7%C3%A3o-para-o-desmonte-do-Minhoc%C3%A3o/cbed/55c905f70cf2c71b0c4aae80

_______________________________________________________________________________

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/1532/

Deixe uma resposta

X