Vice-Presidente de CONSEG – Conselho de Segurança e morador denuncia tortura e violação de direitos humanos.

 

 

SECRETARIA GERAL PARLAMENTAR

Secretaria de Registro Parlamentar e Revisão

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO 

30ª SESSÃO PÚBLICA 

SGP.4 07/11/2015 REGISTRO TAQUIGRÁFICO INTEGRAL FL: 9 DE 63

           VEREADOR ARI FRIEDENBACH (PHS) –

(…) “Outra questão importante que precisamos debater com seriedade é a insanidade,  em minha opinião, do “parque” Minhocão.

 

          Essa é uma questão importantíssima, porque precisamos pensar em soluções viárias e urbanísticas para poder ter uma situação melhor.

 

          Não adianta fazermos um parque em cima e deixarmos a Avenida São João totalmente degradada como está hoje”. (…)

          VEREADOR CONTE LOPES (PTB) –

(…) “Quer dizer, temos uma área em que o bandido manda, o criminoso toma conta? 

Agora está lá na Cracolândia.

 

          Qual é o grande medo da população da região? 

 

          É o Minhocão virar uma grande Cracolândia, ir todo mundo para lá, morar lá. (…)

          DR. JOSÉ GERALDO SANTOS OLIVEIRA – Bom dia, Sr. Presidente da Mesa, autoridades, senhores e senhoras. 

          Meu nome é José Geraldo Santos Oliveira; participo de diversos movimentos comunitários – filosóficos, religiosos, filantrópicos. E gostaria inicialmente de agradecer a presença do nosso Subprefeito Alcides Amazonas, que nos recebe sempre cortesmente na Subprefeitura. Muito educado, muito inteligente, com os parcos recursos que dispõe, atende a população e a comunidade do Centro da Cidade. Obrigado, Subprefeito. (Palmas) 

          Queria, nesse momento, fazer uma denúncia, Srs. Vereadores: existe tortura na Cidade de São Paulo

          Estou falando como um dos líderes do Movimento Desmonte o Minhocão. Os moradores e os comerciantes do entorno do Minhocão estão sendo torturados há 45 anos. Ninguém toma providência nenhuma. Não existe Comissão de Direitos Humanos, Comissão da Verdade, que vá lá fazer uma entrevista com o morador, que sofre as consequências da degradação humana originada pelo Minhocão, o Elevado Costa e Silva. 

          Querem fazer de lá uma nova Cracolândia, porque à noite já existe o tráfico de drogas, sexo ao vivo. E querem fazer um teórico parque de diversões em cima do Minhocão. Que o Plano Diretor aprovado pela Cidade de São Paulo permite e autoriza que o viário seja parado – vai parar de passar automóvel no Minhocão. 

          Ou seja, vai ficar ao Deus dará. Ou se faz um parquinho de diversões lá em cima, ou desmonta o Minhocão. Nós, os moradores, os 230 mil moradores do entorno do Minhocão, segundo o IBGE, no entorno dos 3,4 km, nas transversais e duas paralelas ao seu lado. 

          São 230 mil moradores, na sua maioria eleitores, porque o nosso bairro é composto eminentemente de pessoas de idade, que estão sofrendo com doenças cardiovasculares, doenças respiratórias – bronquite, laringite, faringite, depressão. Temos relatos de moradores que se suicidaram por depressão, porque não é possível a pessoa viver 24h da sua vida, durante vários anos, com as janelas fechadas. 

          Eu sou um exemplo disso. Eu sou carcereiro da minha própria família, porque não posso abrir a janela do meu imóvel, que é ao lado do Minhocão. Aquilo é uma excrecência, é um câncer, e querem cuidar do câncer com aspirina. 

          Vejam os senhores. Isso é um absurdo, não existe em nenhum lugar do mundo. Câncer se cura com tratamento específico. 

          O Minhocão, Srs. Vereadores, tem que ter tratamento específico: seu desmonte. 

          Quem ganha com isso? Somente os moradores do entorno? 

          Não, senhores, quem ganha é a Cidade de São Paulo, porque aumenta o comércio, a indústria – a indústria de hotelaria –, escolas, a Prefeitura aumenta a sua arrecadação com ICMS, ITBI e impostos conexos, e criam-se empregos, que é o que mais se precisa na Cidade de São Paulo, e não um local para passear de patinete. 

          Parque tem que existir, somos favoráveis a parques, milhares, mas em local apropriado, no chão, não a oito metros de altura. Segundo o Corpo de Bombeiros, com o laudo técnico já emitido, lá não é permitido nenhum evento. 

          Então está comprovado que o Minhocão tem que ser desmontado. Srs. Vereadores, cuidado com o canto da sereia. Obrigado. (Palmas)

____________________________________________

 

Curti(1)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/vice-presidente-de-conseg-conselho-de-seguranca-e-morador-denuncia-tortura-e-violacao-de-direitos-humanos/

Deixe uma resposta

X