SEM O MINHOCÃO,
SÃO PAULO AFUNDARÁ
NUM CAOS VIÁRIO?
VERDADE OU MITO?
SECRETÁRIO DE TRANSPORTES
ESCLARECE E DESMISTIFICA
O FALSO “ARMAGEDON” VIÁRIO
Trecho da Entrevista do Secretário Municipal de Transportes,
Jilmar Tatto
Jornalistas Livres — Qual a expectativa dessa gestão para o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão?
Um dia ele vai ter fim? Será derrubado ou vai virar um parque? Quando veremos mudanças reais?
Jilmar Tatto – O Plano Diretor aponta que temos que dar um destino ao Minhocão.
Para mim, o futuro é derrubar aquilo lá.
Não tem serventia para nada.
Um lugar que não passa pedestre, não passa bicicleta e não passa ônibus serve para quê, afinal?
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tem um estudo que garante que derrubar não causa dano ao tráfego da cidade.
Para mim, só há benefício
em derrubar o Minhocão.
Ninguém entende mais de trânsito viário na cidade de São Paulo do que a CET.
Os técnicos que fazem simulação, estudos, que estão em campo, que planejam a cidade, esses caras entendem, e eles dizem que o impacto seria muito pequeno. O motorista se redestribui pelas vias laterais.
Se quem entende do assunto fala que não vai causar , por que questionar? Às vezes, aumentar a via, aumenta ainda mais o tráfego.
A lógica da engenharia de mobilidade não é uma lógica linear, e não é feita para que o usuário ache outra via para o seu carro, mas para achar uma alternativa de transporte público.
Quando você incentiva obra viária, o motorista é incentivado a usar a via. Quando você restringe, ele não é incentivado, e logo vai deixar o carro em casa.
Jornalistas Livres – 27/06/15
http://jornalistaslivres.org
___________________________________________
Rio de Janeiro – Ontem – Degradação – Parte debaixo da Perimetral (Minhocão local), antes de seu desmonte.
O elevado com 5.5kms era um das vias mais importantes do Rio, ligando a zona sul à Avenida Brasil e a ponte Rio-Niterói.
Qualquer semelhança é mera coincidência…
Rio de Janeiro – Hoje – Sem a Perimetral – Progresso
Hoje, no lugar da Perimetral (Minhocão do Rio) , temos bela e arborizada avenida, passando ao lado do Museu do Futuro…
… servida por moderno VLT, elétrico, não poluente e silencioso.
Enquanto isso, em São Paulo,
a terceira maior metrópole do mundo,
com o Minhocão, cortando a área central da cidade,
o que temos? Progresso ou “museu do passado”?
Curti(0)Não Curti(0)