https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao?fref=ts
http://desmonteminhocao.blogspot.com.br/
______________________________________________________________________________
09/05/2016
ESTUDO DA CET
COMPANHIA DE ENGENHARIA DE
TRÁFEGO
PROPÕE A DERRUBADA
TOTAL DO MINHOCÃO
RMF/Por Davi Franzon – Metro São Paulo
O órgão de trânsito prevê que a retirada dos pilares
que sustentam a estrutura permitirá a ampliação de
ciclovias e o alargamento da
avenida General Olímpio da Silveira.
A demolição do elevado Costa Silva (Minhocão), que desde 1971 é a principal ligação entre as zonas leste e oeste da capital, conta com o aval dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Estudo elaborado com simulações do fluxo de veículos aponta que a medida é viável desde que uma série de intervenções sejam realizadas para preparar as vias que receberão os veículos que hoje trafegam pelo elevado.
Segundo o levantamento, a demolição elevará o tráfego em nove vias (veja no quadro). “Há impactos no sistema viário que devem ser mitigados (reduzidos) com medidas de engenharia de tráfego e obras”, segundo trecho do estudo.
Entre as intervenções propostas pela CET estão a adoção de faixas exclusivas de ônibus, ampliação da rua Frederico Steidel, para facilitar a ligação com a rua Amaral Gurgel e o Largo do Arouche. A obra também permitiria a manutenção do terminal Amaral Gurgel.
Os técnicos ainda indicam a necessidade de mudanças em vias do bairro de Campos Elísios.
Na conclusão, o levantamento afirma que as simulações realizadas indicam que os impactos da transferência de veículos do Minhocão para as ruas e avenidas no entorno “não são significativos, permitindo a desativação do Elevado Costa e Silva.”
O órgão de trânsito prevê que a retirada dos pilares que sustentam a estrutura permitirá a ampliação de ciclovias e o alargamento da avenida General Olímpio da Silveira.
Projeto de Lei
(…) “Acredito que ninguém prefere carro a pessoas, mas temos que evitar problemas para quem mora lá”, fala o vereador Police Neto, que conta que a Câmara pretende contratar o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para também elaborar um estudo sobre os impactos da demolição do elevado.
Análise
Horácio Figueira – Engenheiro de Transportes
‘Lugar do elevado é no chão’
VAMOS COLORIR? Pinte, desenhe, crie!
Compartilhe sua idéia de um centro sem o Minhocão.
#PintouUmNovoCentro
A demolição do elevado é o melhor caminho para colocar em prática um projeto de reurbanização da região.
O Minhocão no chão será viável desde que o foco deixe de ser dado aos veículos e passe para as pessoas, para o transporte público.
A prefeitura tem de atrair parte dos motoristas que hoje utilizam o elevado, e que passariam para as vias o entorno, para o sistema público de transporte.
O espaço hoje ocupado pelos pilares que sustentam o Minhocão pode dar lugar para o corredor de ônibus, permitindo a instalação de baias e facilitando as ultrapassagens entre os veículos.
Um fluxo de trinta ônibus, cada um com 35 passageiros, pode transportar 1.050 pessoas por hora.
Antes da demolição, a CET deveria colocar em teste o fechamento aos sábados. Em uma segunda fase, impedir o acesso por 15 dias.
O resultado comprovará que o Minhocão hoje é apenas uma garagem vertical.
http://www.revistamundodafama.com/#!ESTUDO-DA-CET-–COMPANHIA-DE-ENGENHARIA-DE-TRÃFEGO–-PROPÕE-A-DERRUBADA-TOTAL-DO-MINHOCÃO/cbed/573126550cf2aaefd5f67f3c