Em uma bela praça à beira-mar, pessoas se reúnem para aproveitar a fresca do fim da tarde.
Lembra o passeio público dos tempos do reinado? Sim, mas é o Porto Maravilha da Olimpíada.
Entre as melhorias do Rio postas na conta dos jogos, a mais impactante é a nova cara da Zona Portuária e de áreas do Centro.
Produzi-la, reconheça-se, foi um ato de coragem do Prefeito Eduardo Paes, que à custa de muita briga conseguiu derrubar o Elevado da Perimetral – uma via sem a qual, todo mundo jurava, o trânsito iria travar para sempre.
Não só não travou como, posto o monstrengo abaixo, um frenesi de obras fez emergir da paisagem cinzenta e degradada uma orla vibrante e moderna. O elevado virou túnel, mais rápido e eficiente.
Dois novos museus valorizam a Praça Mauá. Áreas fechadas para carros facilitam a circulação de pedestres na região revigorada.
Na semana passada, ela estava lotada de turistas. (…)
VEJA – 10 de agosto de 2016 – páginas 74 e 75.
* * *
Moderno VLT percorre área onde era a Perimetral, o “Minhocão” carioca
NR do MDM: Enquanto isso, em São Paulo, a carcaça de nossa “Perimetral”, o famigerado Minhocão, agride a segurança e saúde de milhares de moradores e espanta eventuais turistas que se aventurem pela região…
Entre o progresso e o moderno, entre e reurbanização e revitalização desta importante área central da maior capital da América do Sul e a perpetuação da carcaça da aberração urbanística que é o Minhocão, eis a decisão corajosa que deve tomar o próximo Prefeito de São Paulo.