Na sessão: 244-SO, de 03/03/2020, realizada no plenáro da CâMARA MUNICIPAL, o Vereador CAIO MIRANDA CARNEIRO (PSB) assim se manifestou na tribuna:
Sr. Presidente, há vários assuntos para falar, mas vou focar num que já venho falando há muito tempo, que é o nosso Elevado João Goulart, o Minhocão.
Olhem que engraçado, já venho combatendo isso há muito tempo. Estive com o Prefeito Bruno Covas, com quem me dou bem e tenho um grande respeito, e disse-lhe: “Prefeito, isso é um grande erro, sob todas as perspectivas”.
Essa ideia de fazer um parque no Minhocão está toda sustentada em uma lei claramente inconstitucional. Essa lei está judicializada, a ADIN que o Ministério Público propôs ainda não foi julgada no mérito e assim que for, vai ser anulada essa porcaria dessa lei.
Nós, Vereadores, não podemos praticar atos concretos do Executivo e isso será julgado e tem jurisprudência específica. Mas, beleza.
A despeito disso, a Prefeitura está seguindo com esse plano e os Secretários Fernando Chucre e Mauro Ricardo acham essa ideia superlegal.
Só que a Prefeitura, no ensejo do PIU Parque Minhocão, na primeira Consulta Pública, consultou a população.
Publicou o resultado da primeira Consulta Pública do PIU Parque Minhocão.
Qual foi o resultado?
47% das pessoas defendem o desmonte;
39% defendem a manutenção do Minhocão como via de tráfego rápido;
e 14% defendem a iniciativa do parque.
Então, a Prefeitura sequer tem o apoio da galera que lá atrás apoiava, porque com o tempo, as pessoas estudam e percebem.
São Paulo tem 189 pontes e viadutos. Como estão essas pontes e viadutos? Caindo, cedendo, podre, com problema de manutenção.
Como estão os mais de 108 parques da Cidade? Uma porcaria.
Se forem para a periferia, como Guaianases, Perus, Parelheiros, Pinheiros, Morumbi, escolham a dedo um parque e visite-o.
O Vereador Natalini está aqui e não me deixa mentir.
Manejo de parque na cidade de São Paulo é um desafio. Estamos concedendo nossos principais parques e querem criar um parque numa ponte que vai fazer 50 anos, está podre e a população não quer que seja parque? É o que a Prefeitura está fazendo.
Mas, mais do que isso, o Secretário Mauro Ricardo deu três entrevistas, disse para a revista Veja São Paulo: “Desistimos do parque”. Só que é mentira.
Quem anda pelo Minhocão poderá ver aquela grade que aumentou a altura em apenas 30 centímetros e não vai dar segurança alguma. Gastaram três milhões para fazer a grade.
A licitação só para fazer o projeto de elevadores de acesso foi de 3,8 milhões de reais. Depois, para implementar os elevadores – e sabemos que manter elevadores públicos é algo bem tranquilo, ainda mais no Centro de São Paulo – vai ser tranquilinho, não vai dar problema nenhum. Isso custará mais 15 milhões.
Então, só nessa brincadeira a Prefeitura ou o mesmo Secretário que está segurando as emendas dos Vereadores está prevendo 26 milhões para enterrar no viaduto podre do Minhocão.
Venho à tribuna e bem poderia falar sobre o Carnaval de rua, o Alexandre Youssef fica bravinho quando fazemos crítica.
Nunca vi Secretário que assume uma Pasta não querer ser criticado.
Os amigos de verdade são os que criticam, com argumento mostram onde está errado. A Prefeitura errou muito nesse Carnaval, dos mais de 800 blocos inscritos, menos de 500 saíram às ruas porque a Prefeitura conseguiu priorizar DJs internacionais de música eletrônica, Anita, etc. e os bloquinhos que se danaram. Mas, esse é outro assunto.
Os secretários têm de entender o seguinte: nós, Vereadores, sofremos cobrança direta da população, nós andamos pela Cidade, nós sabemos quando a coisa está errada.
Esse Parque do Minhocão é uma estupidez completa, só funciona na maquete do Jaime Lerner, que foi doada, lá atrás, à Prefeitura e, obviamente, para implementar vai ter de contratar.
Essa porcaria desse parque já está gastando três milhões de reais só no gradil, dinheiro que vai para o lixo, estão gastando mais 3,8 milhões para fazer o projeto, e depois vão gastar mais 15 milhões.
E sabem o que é pior? Vão perceber que o Parque não se sustenta e vão ter de desmontá-lo.
Aproveitando o final do meu tempo no Pequeno Expediente, quero falar o seguinte: o PDL que prevê plebiscito sobre a destinação do Minhocão já passou na CCJ e espero aprová-lo ainda neste semestre para que ainda, no primeiro turno da eleição, as pessoas antes de votar em Prefeito e Vereador, votem se querem o Parque ou o desmonte, conforme prevê o Plano Diretor.
Quem sabe com o plebiscito, com a população participando, consigamos interromper essa sangria de dinheiro público, já que não tem dinheiro para atender às emendas, não tem dinheiro para transporte escolar gratuito, para leite e para outras questões que estão nos cobrando, e que não se rasgue dinheiro em um Parque que a população de São Paulo não quer.
Obrigado, Presidente.
https://www.minhocao.net.br/
https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao/