Veja provável futuro do Elevado João Goulart – Minhocão

Ex-Vereador Dr. Caio Carneiro Miranda:

“Se o Elevado não for desmontado, 

a Cracolândia deve migrar para o local,

quando a nova sede administrativa

do governo paulista for inaugurada”.

GAZETA DE SÃO PAULO

Veja provável futuro do Elevado

Projetos estudam criar parque, desmontar

ou até fazer túnel no lugar do Elevado João Goulart

Bruno Hoffmann

17/08/2024

          O Elevado Costa e Silva deve ser desativado totalmente para carros e outros veículos até 2029, como determina o Plano Diretor Estratégico de São Paulo.

          Mas qual deve ser o futuro do Minhocão? Há algumas possibilidades analisadas pela prefeitura.

          A gestão Ricardo Nunes (MDB), porém, deve fechar seu mandato sem anunciar um fim para a estrutura que corta parte da zona oeste da cidade.

          Em 2018, a Câmara Municipal aprovou uma lei para a criação do Parque Minhocão e a desativação gradual da via para carros. O texto foi sancionado pelo então prefeito João Doria (à época no PSDB), mas a Justiça declarou, em 2021, que a lei é inconstitucional após manifestação do Ministério Público.

Parque ou demolição

          A prefeitura trabalha com uma alternativa: a criação de um parque (parcial ou integralmente) ou a demolição total da estrutura. Ambos caminhos têm críticos e defensores.

Defensor do desmonte

          O ex-vereador Caio Carneiro aprovou em 2020 um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que prevê um plebiscito para o povo decidir o destino do viaduto de 3,4 quilômetros de extensão que corta os distritos da Consolação, Santa Cecília, Barra Funda e Perdizes.

          O projeto prevê três opções para a população: transformar a estrutura em um parque em toda sua extensão, em um parque parcial ou ser desmontada.

          Caio, que hoje saiu da vida pública momentaneamente para estudar nos Estados Unidos, sempre defendeu a demolição do viaduto.

          “É possível requalificar aquele lugar com o desmonte, e então criar um boulevard com uma ciclovia legal, arborizada no meio, com corredor”, disse ele, à Gazeta.

Praças conectadas

          O ex-vereador afirmou que há três praças “soterradas” na região que ressurgiriam na paisagem urbana: Marechal Deodoro, Santa Cecília e Largo do Arouche. Segundo ele, as três poderiam ser rearborizadas e conectadas com ciclovias.

          Caio também explicou à Gazeta que a inauguração do Parque Augusta e a criação do futuro Parque do Bixiga esvaziou ainda mais a ideia da criação de parque suspenso, já que “as pessoas preferem um parque com árvores, gramado, flores e vida”.

          O elevado, em sua visão, ainda, consome milhões de reais com reformas, e se mantém com infiltrações, alagamentos e poluições sonora, visual e do ar, além do bloquei do sol.

Falta de relevância à mobilidade

          Caio também apontou que o viaduto destrói a privacidade de quem mora nos edifícios próximos e a construção de prédios que isola os primeiros andares deixaria as calçadas mais hermas e perigosas.

          Além disso, do ponto de vista da mobilidade, o Elevado perdeu sua relevância, disse, ao lembrar que a estrutura já é fechada para carros aos fins de semana e durante a semana das 20h às 7h.

          “As novas linhas de metrô, a retomada do Rodoanel Norte e vias como a Marquês de São Vicente, além dos aplicativos por transporte, tornam perfeitamente possível readequar o fluxo de veículos sem o Elevado. O desmonte e a readequação do eixo, embora demande investimento e tempo, resultaria num benefício maior e mais longevo para a cidade”, completou.

        Por fim, fez um alerta. Em sua visão, “se o Elevado não for desmontado, a Cracolândia deve migrar para o local quando a nova sede administrativa do governo paulista for inaugurada”.

Túnel

          O prefeito Ricardo Nunes (MDB) chegou a dizer em entrevista que defenderia a derrubada da estrutura apenas no caso da construção de túneis para o tráfego de veículos.

          A ideia é refutada pelo arquiteto Nabil Bonduki (PT), autor do atual Plano Diretor da cidade.

          “Não tem o menor cabimento gastar uma fortuna para fazer túnel com tantas alternativas, como a avenida São João, Marques de São Vicente, além do corredor de ônibus, linhas de metrô e CPTM. É totalmente fora de propósito”, afirmou Nabil.

          O tema do Minhocão deve estar no Plano de Governo dos principais candidatos a Prefeito de São Paulo. De um jeito ou de outro, algo deve mudar até 2029. Só ninguém sabe ainda o quê.

https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/minhocao-vai-virar-parque-veja-provavel-futuro-do-elevado/1142047/

https://www.facebook.com/CaioMirandaCarneiro/videos/682816002221887/

 

 

 

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