SPTV – Globo – 15 de dezembro de 2024
Incertezas sobre o futuro do MInhocão
Apresentador: Mais um ano chegando ao fim. E as incertezas sobre o futuro do Minhocão, no centro da capital, continuam. Ninguém sabe se ele vai virar um parque. Se ele vai ser demolido. O que que vai ser feito. A única certeza que se tem é que a Prefeitura tem até o fim de 2029 para fechar o elevado para os veículos. Pelo menos é o que foi definido no Plano Diretor. Enquanto isso, a manutenção também fica a desejar…
Repórter: Infiltrações por todo lado. Ferragens expostas. E abandono. Esse é o elevado Presidente João Goulart. O Minhocão. Bem no centro da capital.
Divina Maria de Oliveira – Em cima está feio. Embaixo, está pior.
Repórter: E está mesmo. Árvores crescem no meio do concreto.
Repórter: A base desta pilastra está se desfazendo.
Repórter: Problemas também no entorno.
Reporter: A placa até lembra que jogar lixo na rua é crime.
Repórter: Mas, de que adianta?
A família do Roberto mora por aqui desde antes da inauguração, em 1971. Para ele o elevado trouxe degradação nos mais de três quilômetros de extensão.
Roberto Laranjeira, comerciante – Você tem que fechar a janela por causa do barulho. Você tem que fechar que fechar tudo por causa da fuligem. E você tem que manter a cortina fechada, por causa da sua privacidade. É uma guerra meio difícil de contornar com a presença dele.
Repórter: Em 2014, o Plano Diretor definiu que o Minhocão deve ser desativado para veículos até o fim de 2029. Hoje ele fica aberto para pedestres nos fins de semana e feriados. E à noite, durante a semana. Em setembro de 2023, a Prefeitura lançou em Edital de 60 milhões de reais, para reforma da estrutura.
Apresentador: Desde a inauguração do Elevado, na década de 70, ele nunca passou por uma reforma estrutural. Não dá para acreditar nisso, não é? Mas nos próximos meses, esse cenário parece que vai mudar por causa de obras.
Repórter: Mas, não mudou. Um dia depois do lançamento…
Apresentadora: E o Edital de licitação para a reforma do Elevado João Goulart , mais conhecido como Minhocão, pois é. Foi suspenso para revisão. E não tem data para retomar essa Licitação e muito menos para o início das obras.
Repórter: O projeto está engavetado até agora.
Fabrício Lobel: Outro motivo do atraso dessa reforma é o impasse que existe na cidade de São Paulo sobre qual é o futuro do Minhocão. Tem gente que acredita que ele tem que se inteiramente demolido. Tem gente que acredita que deve ficar do jeito que está: ora aberto para os carros. E ora aberto para o lazer. E já tem gente que defende a criação de um parque, inteiramente dedicado ao lazer.
Repórter: Em 2019, uma consulta pública mostrou
que a maior parte da população preferia que a estrutura fosse desmontada
Repórter: O Edson é um deles.
Edison Farah, presidente da Associação Viva Centro: Já quando inaugurou isso iniciamos a luta pela demolição. Que é a única possibilidade correta, urbanística, para esta cidade.
(…) Apresentador: A gente pediu uma entrevista para a Prefeitura explicar o atraso na obra de reforma da estrutura e os planos para o Minhocão. Mas a Prefeitura mandou apenas uma nota dizendo que vai desativar o tráfego de veículos até 2029. Mas que estuda ainda como fazer isso. Sobre a obra estrutural, o Edital está sendo reavaliado.
E será publicado depois da conclusão de análises técnicas.