Alemanha elimina viaduto
São Paulo mantém a degradação do Minhocão
Antes elevados e pontes, hoje parques e túneis
“Se, entre 1950 e 1970, as cidades ostentavam viadutos como sinal do progresso, hoje elas tentam substituir esses elevados por outras soluções de mobilidade urbana, construindo túneis e recompondo áreas verdes”. (…) [1]
Na Alemanha, em Dusseldorf, “pela primeira vez desde a demolição do antigo viaduto “Tausendfüßler”, a vista foi aberta ao Dreischeibenhaus e ao teatro. Os dois prédios do novo empreendimento – com suas fachadas inclinadas – criam uma passagem dinâmica que direciona a vista para o teatro.
O Kö-Bogen II estende a área verde do parque Hofgarten ao centro da cidade. As fachadas do edifício principal e o telhado inclinado, a uma altura de 27 metros, possuem vegetação. Esta fornece resfriamento natural, reduz o efeito ilha de calor do centro da cidade e ajuda a limpar e umidificar o ar”. (…) [2]
“As obras do Minhocão provocaram uma drástica desvalorização imobiliária na avenida São João, que desde a década de 1950 já sentia os efeitos da migração de empresas para a Avenida Paulista. Antes mesmo da inauguração, as placas de ‘vende-se’ lotavam as fachadas dos prédios da avenida. Foi o que registrou a reportagem “Elevado, o triste futuro da avenida”, publicada em 1 de dezembro de 1970. Na legenda da foto, a frase “Minhocão: aqui morrem o metrô e a avenida São João.” (…)
Uma das críticas ao Minhocão era a invasão a privacidade das pessoas que moram em volta. A distância média do elevado para as janelas chega a 5m em alguns trechos”. [3]
Moradores tem que proteger seus apartamentos colocando arame farpado
Moradores em situação de rua em local sem nenhuma higiene e
dormindo debaixo do Minhocão cujas pistas, com 17 metros de largura
retem o monóxido de carbono – altamente carcerígeno –
ejetado de milhares de veículos que ali transitam diariamente.
Milhares de seres humanos respirando ar altamente poluido,
que segundo estudo/pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP,
o “Minhocão é 79% mais poluido que o resto da cidade”. [4]
COMENTÁRIOS DE MORADORES NO FACEBOOK
Fabiano Ciambra
Se uma vantagem para a maioria justificasse o sofrimento de alguns (utilitarismo) a tortura e a escravidão seriam práticas legítimas.
Abaixo o Minhocão ou parque linear.
E moradia para quem está debaixo dele!
Rosemeire Rosa
DESMONTA
Beto Laranjeira
#minhocão_no_chão #parque_no_chão
Samuel Alves de Oliveira
Plebiscito? É como perguntar se você gosta de feira livre, todo mundo diz que sim, mas, quando fala que será na tua rua aí, ninguém quer. Esta aberração tem que ir para o chão.
Samuel Alves de Oliveira
Derrubada deste monstrengo deve ser uma decisão técnico/política e não demagógica. Quem defende referendo envolvendo a cidade na realidade defende o direito de continuar transitando com seus carrões por uma via sem semáforos ou “pobres” pedindo uma moeda.
Lúcio Gregori
Porque não fazem plebiscito para aprovar ou não a contratação das empresas de ônibus, a privatização de parques, a reurbanização do Anhangabaú, extinção da Emtu, Emplasa etc.,etc.,etc. Palhaçada! Abaixo o Minhocão do Maluf!
https://www.facebook.com/photo/?fbid=3519463814776332&set=g.714450381958504
Luizinhoacr Rodrigues
Tem que derrubar já deu, tá podre isso.
Cris Carezzato
Tem que tirar o minhocão sim, mas querer seguir modelo norte americano é continuar fazendo só porcaria na cidade… Se tivesse seguido o modelo de outros países, metade da cidade não estaria soterrada em canais embaixo das ruas, e o povo reclamando de inundações. Poderíamos ter rede fluvial e água potável em mts lugares na cidade.
Thiago Gomes
(…) Eu moro no centro não na região mas não dá pra ficar com carro do lado de quartos
https://www.facebook.com/photo/?fbid=4772626992747338&set=g.714450381958504
* * *
[1] https://www.dw.com/pt-br/antes-elevados-e-pontes-hoje-parques-e-t%C3%BAneis/g-17056555
[2] https://www.archdaily.com.br/br/918976/ingenhoven-projeta-uma-montanha-urbana-em-dusseldorf
[3] http://m.acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,conheca-a-historia-do-minhocao-em-paginas-e-fotos-do-estadao,70003591882,0.htm
[4] http://conexãoplaneta.com.br/blog/com-ou-sem-carros-minhocao-e-79-mais-poluido-que-o-resto-da-cidade/
* * *
Movimento Desmonte do Minhocão
* * *