12.02.2017
Após tumulto, organização promete
mais segurança no Memorial neste domingo
Jussara Soares
Colaboração para o UOL
Com tumulto e invasão de público, Bangalafumenga e Sargento Pimenta anteciparam a folia em São Paulo neste sábado (11) com o evento Carnaval na Praça, no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda.
A produção da Oficina de Alegria divulgou, inicialmente, um público rotativo estimado em 60 mil foliões. O local, no entanto, fechou todas as entradas ao atingir o limite de 10 mil pessoas. Por volta das 17h — três horas após o início dos shows — um portão foi arrombado e o público começou a pular as grades.
Foliões entraram no espelho d’água, nas áreas reservadas para deslocamento da imprensa e produção, e tomaram a passarela, que estava fechada para o público. Houve registro de brigas e furtos de celulares. (…)
COMENTÁRIO
Francisco Gomes Machado, Diretor de Assuntos Sociais e Comunitários do CONSEG – Conselho de Segurança – de Santa Cecília, Barra Funda, Campos Elíseos e Higienópolis.
Imagine se esse tumulto fosse em cima do Minhocão, a 8 metros de altura, sem as mínimas condições de segurança para as pessoas, conforme Laudo Técnico do Corpo de Bombeiros.
Em oportuna e prudente PORTARIA, a Prefeitura Regional Sé, na pessoa de seu Prefeito, Sr Eduardo Odloak vetou eventos no Minhocão, em consonância a Recomendação do Promotor de Justiça, Habitação e Urbanismo, Dr. César Martins, do Ministério Público, além da incomodidade insuportável ao moradores que causavam.
Parabéns ao Prefeito Regional Sé e ao Promotor do Ministério Público, que assim preveniram catástrofe que poderia facilmente ocorrer.