Continua a repercutir – e de forma negativa – mudança de nome Elevado Gen. Artur da Costa Silva – Minhocão – para “parque”.

MDM – News

email dos leitores log

Escrevem os leitores

* Parte *

Continuação

          Ana Perpétua Botas

        Deveríamos seguir o exemplo do Rio de Janeiro e de tantos outros lugares do mundo, que eliminaram construções desse tipo pra dar lugar a uma área saudável, moderna, arborizada, valorizada, propiciando o comércio, locomoção das pessoas, e também o lazer com jardins centrais e ciclovia como já está lá, que sem as colunas do minhocão seria muito melhor. 

         Como vamos andar de bicicleta num ambiente fechado, poluído, hiper barulhento? 

          É um contra censo, uma vez que andar de bicicleta está associado a saúde, sustentabilidade. 

          Não há parque em cima do minhocão, que venha a fazer a parte de baixo ser um ambiente bonito, saudável, viável para as pessoas que moram, trabalham e inclusive para aquelas que vêm só aos finais de semana. 

          Só queria entender porque as pessoas que estão autorizando e assinando para que o minhocão receba nome de parque, em outras ocasiões deram suas opiniões contra o parque e a favor da demolição.

          Dra. Vera Luz – Arquiteta e Professora Universitária

          Sou completamente solidária aos princípios de remoção do Minhocão do centro histórico de SP e reconstituição do  tecido urbano com seu conjunto de espaços públicos e ambiente urbano, para todos cidadãos e qualidade de vida dos moradores, que são   motivos urbanísticos fundamentais no meu entender.
Att.

            Abraços afetuosos e respeito pela luta desta organização apartidária,
Arq. Dra. Vera Luz

Marta Goulart

“parque”?

Servira apenas para mais desocupados q empesteiam a cidade diariamente…

uma nova cracolandia !!!

Mais assaltos a luz do dia…e o transito que eh importante no local…nao cuida nem dos parques ja existentes na cidade, quer inventar outro…pra que !!! bora cuidar do resto da cidade que esta atualmente, precaria…soh sujeira e pessoas defecando em plena rua…

Chega de emporcalhar SP.

Chico Penteado

Demolição do minhocão sim!…pare de estragar Sao Paulo, Haddad!

Leandro Olasimbo

Retarddard como sempre se esforçando para prejudicar cada vez mais a vida do paulistano.

Luis Bontempo

Pura enganação. Simplesmente especulação imobiliária.

Esse parque só acarretaria em gastos desnecessários para prefeitura e enriqueceria (novamente) empresas envolvidas.

A prefeitura deve se preocupar com o plantio de mais árvores na cidade toda e a melhor manutenção das já existentes.

O minhocão deve ser demolido.

Aí eu votaria sim.

Alex Reis

Se a maioria dos votos foi não, então porque o Haddad sancionou o projeto?

Cidadão paulistano, você que foi contrariado com essa medida estúpida, guardem os nomes dos políticos e dos partidos que estão envolvidos e não votem mais neles:

Fernando Haddad do PT

Aurélio Nomura do PSDB

George Hato do PMDB

José Police Neto do PSD

Ricardo Young do REDE

Toninho Vespoli do PSOL

Você foi contrariado, então não vote mais nessas pessoas nem nesses partidos, só assim poderemos sermos respeitados em nossas vontades.

Essa lei é irresponsável e inconsequente, pois ela desmonta algo que funciona e não oferece opção a quem a utiliza para seu translado, uma arbitrariedade total.

Lembre que temos 92 parques em São Paulo, número suficiente para o lazer dos munícipes, além disso para transformar a via em parque seria necessário a arborização da mesma, coisa que o projeto não faz qualquer menção.

Vivemos em uma metrópole e precisamos encontrar uma forma racional de conviver com o urbanismo da cidade e a natureza, e não seguir os caprichos de políticos inconsequentes.

João Luis Guerra

tem de desmontar este trambolho.

S Ricardo Pereira

O Elevado Costa e Silva é horrível urbanisticamente falando.

Gastar dinheiro com a revitalização e criação do parque vai atrair empresas “selecionadas pela Prefeitura, uma vez que as licitações ultimamente estão causando mais portas abertas para a corrupção e o superfaturamento.

A Prefeitura e estes senhores “criando leis” deveriam criar algo que seja realmente útil para a cidade.

Carmen Forjaz

se fosse pra derrubar de vez, botar no chão, votaria sim.

Moisés Moreira de Oliveira

Seria jogar dinheiro fora !!!

Thiago Teixeira

O Minhocão é uma aberração que deve acabar, não ser convertida em monumento. É feio, uma obra mal executada, degradou ainda mais o Centro da cidade. Só gosta da proposta quem NÃO mora perto dessa aberração construída pelo Maluf.

Juliana Costa

Também voto não, pois isso “desoneraria” a prefeitura de efetuar a manutenção de parques já existentes, seria uma proposta populista para ano de eleição, dependendo de quando for aprovada, e não atenderia aos problemas de moradia, saúde pública e segurança que existe embaixo do minhocão.

Ricardo Vincenzo

Demolir a maior aberração urbanística da cidade.

Parar de gastar na manutenção desse elefante cinza.

Otavio Biamino

Eu voto não porque quero o Minhocão demolido por inteiro.

Otavio Biamino

Minhocão tem que ser demolido…

Que façam as praças e parques em locais apropriados.

Eliane Langer

Não. Não quero parques suspensos no asfalto!

Isto é enganação promovida pela especulação imobiliária.

Quero árvores de verdade e não, matinho.

Quero q a população use e não, somente os da modinha e rodinha,

Quero q os vizinhos do entorno tenham sol e revivam e parem de viver na escuridão/escravidão impostos desdes 1970 sem consulta.

DITADURA de novo, não!

Daniel Brum

É notório q as marcas, incorporadoras e artistas estão engajando gente de fora do bairro .

Trouxeram o “cool” pro minhocão e obviamente sabem que isso significa altos lucros imobiliários, gentrificação e expulsão das populações de risco.

Como já está acontecendo, basta ver os novos empreendimentos na área e a própria ciclovia, q já expulsou os moradores de rua dali.

O SIM ( para “parque” )vem em grande maioria de quem só usa o minhocão no fim de semana e somente a parte de cima, gente que praticamente não circula por baixo dele, nas avs Sao joao e J. Olimpio – sufocadas pelo concretão, sem sol e sem árvores – e nao conhece a realidade, o dia a dia do bairro.

Que tal lutar por parques no solo, como o Parque Augusta, onde realmente podemos ter árvores?

Barbara Mendes

Moro em frente e voto não (para “parque”).

Além de tudo isso é um inferno durante o final de semana.

O certo seria a demolição do Minhocão e a destinação de um local apropriado para um parque, não um elevado.

João Luis Guerra

Vamos por fim a pior aberração de nossa cidade.

EDNEY FERREIRA LIMA

É preciso recuperar a desvalorização dos imóveis e a qualidade de vida dos moradores próximos e do entorno ao Elevado Costa e Silva.

Deverá ocorrer com a demolição ou desmonte.

É uma falta de respeito manter essa cicatriz em um povo que paga seus impostos.

Yara Goes

São Paulo precisa não só de um mas de vários parques.

Mas, convenhamos, sobre o Minhocão, não!

É o local mais inapropriado que se possa imaginar.

Assim como não se faz uma creche sobre aterro sanitário, não se pode imaginar “parque” sobre a área degradada dos 3,4 kms do Minhocão, onde há 45 anos não entra um raio de sol e onde a sofrida população de mais de 230 mil moradores são agredidos diariamente pelos altos índices das poluições atmosféricas, sonoras e visuais.

Assim, como não considerar querer fazer “parque” sobre o Minhocão, tratar-se de projeto ATENTATÓRIO À SAÚDE PÚBLICA?

Entre outras personalidades que já se manifestaram a favor do desmonte do Minhocão e da reurbanização/revitali-zação dessa importante parte do centro de São Paulo encontra-se o Vereador Ricardo Young, que debate na TV ABERTA, CANAL 9 NET, afirmou que “a eliminação do Minhocão, sem dúvida nenhuma é o melhor . Porque garante a permeabilidade da região, permite o ajardinamento, a restauração de parques que havia na região, toda uma reurbanização, toda uma rearborização, daquela área da cidade. (…) Eu já falei no início aqui do debate, que a solução para aquela região, a solução sustentável para aquela região é o Desmonte, com ampla área verde e grande capacidade de absorção de água e assim por diante”.

Recentemente, o Vereador Ari Friedenbach, em audiência pública, da CÂMARA EM SEU BAIRRO, do dia7/11/15, qualificou a idéia de “parque” sobre o Minhocão como “INSANIDADE”!

O Promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público, Dr. Marcos Lúcio Barreto, após minucioso estudo manifestou-se favorável ao Desmonte do Minhocão, afirmando que é “para que a qualidade de vida das pessoas (que moram ou trabalham ao longo do elevado) que já está degradada há mais de quatro décadas . Que esse martírio tenha um fim! Isso é razoável. Que se proceda o desmonte! Não tem outra alternativa”.

Se você é a favor do desmonte do Minhocão, essa “cicatriz urbana” no rosto da cidade de São Paulo, que há 45 anos degradou a região central. Vote pelo progresso.

Faça valer seus direitos, votando pela reurbanização e revitalização desses 3 kms e 400 metros.

Assim , votemos pelo desmonte do Minhocão e em seu lugar se faça bela avenida ou boulevard, que a exemplo da Perimetral do Rio que foi demolida, venha também a constituir novo cartão postal de nossa metrópole.

E não se perpetuar estrutura de 45 anos, que degradou a região, atingindo a saúde dos mais de 230 mil moradores-eleitores, que são vítimas dos altos índices de poluições atmosféricas, sonoras e visuais.

Situação que ficará agravada com o acumulo de trânsito na parte debaixo, com multiplicação das poluições concentra-das e retidas pelas pistas do elevado.

Está sendo oferecido uma visão utópica, sem esclarecer as pessoas os danos que isso pode prejudicar a saúde pública. Por analogia, se procura passar a frente produto com data de validade vencida e que depois provocará malefícios ao incauto usuário.

Vote a favor do desmonte do Minhocão.

Vote a favor da saúde pública.

Vote a favor da reurbanização do centro de nossa cidade, para um futuro melhor para nossos filhos, ameaçados por projeto de lei atentatório a saúde e segurança pública, com o risco e vir a ser extensão da cracolância.

Vote a favor do progresso de São Paulo, a terceira maior metrópole do mundo.

Ou em pleno século XXI, se pretende transformar a “locomotiva” do Brasil em uma “Maria fumaça”?

Reneis Silva

Não moro nesse local mas já passei por lá vairas vezes e fiquei espantado:”como se vive nesse local e com uma condição dessas?

De qualquer forma, reforma sempre sai mais caro,não fica prestando…

Vinícius de Abreu Pereira

NÃO. Nada de parque! Tem é que ir pro CHÃO, mesmo.

João Motta

Não tem sentido fazer um parque “elevado”.

Cecilia Pinto

Lugar de parque é no chão.

O desmonte do Minhocão é necessário para que a avenida sufocada por ele volte a ter vida, luz do sol, árvores e deixe de ser o ambiente sombrio e degradado que é hj.

Para que os moradores dos andares mais baixos tenham algo mais para ver do que uma barreira de concreto. O Minhocão divide e degrada Santa Cecília, algo que frequentadores de fim de semana dificilmente percebem, pois só utilizam a parte de cima.

Daniel Brum

Lugar de parque é no chão. O desmonte do Minhocão é necessário para que a avenida sufocada por ele volte a ter vida, luz do sol, árvores e deixe de ser o ambiente sombrio e degradado que é hj.

Para que os moradores dos andares mais baixos tenham algo mais para ver do que uma barreira de concreto.

O Minhocão divide e degrada Santa Cecília, algo que frequentadores de fim de semana dificilmente percebem, pois só utilizam a parte de cima.

Rebecca Mayumi

o minhocão … é considerado um desastre urbanístico, pois além de “entupir” ainda mais o trânsito,desvaloriza o comercio e os imóveis naquela região, e isso fez com que vários moradores abandonassem o local. Além de agravar a poluição.

Roberto Laranjeira

Nãoooooooooo!

Quero arvores enraizadas no chão drenando e alimentando o solo e lençóis freáticos,quero arvores frutíferas garantindo a sobrevivência de pássaros e insetos responsáveis pelo reflorestamento natural.

Quero ar puro e menos barulho.#minhocão_no_chão + #parque_no_chão

Roberto Laranjeira

Participe desta decisão – quem vai pagar a conta da manutenção é você!

Os problemas do minhocão não estão em suas pistas elevadas.

Embora seus aclives e declives e a falta de muretas de proteção para pedestres e ciclistas seja um risco constante.

A infinidade de problemas esta na sua parte inferior (no chão).Poderia descrever inúmeros porém, faço um convite aos simpatizantes a implantação dos vasos no minhocão: – Venham curtir a parte de baixo numa segunda feira durante o dia.

Venha fazer uma caminhada na ciclovia durante a noite e madrugada.

Vamos parar de modinha e realmente começar a resolver os problemas de forma definitiva.

Vamos parar de brincar com o dinheiro publico.

Lugar de arvore é no chão. #sustentabilidade #qualidade #vida #publico

Alexandre De Freitas Barbosa

Engraçado, na rua Augusta já tem um lugar apropriado pra virar parque e não vão fazer, agora querem transformar o minhocão em parque.

Em seis meses aquilo vira uma cracolândia suspensa, deixa assim pelo menos tem uma serventia do jeito que está.

Além do mais o valor do m2 da região iria subir ainda mais afugentando para a periferia os moradores com menor poder aquisitivo da região.

O prefeito deixa o mst invadir área de manancial e depois quer fazer parque em lugar inviável.

Francisco de Jorge

Outra gambiarra que não vai funcionar.

Fazer parque sem contraproposta pra malha viária só vai gerar mais caos e descontentamento.

Alexandre Moreira

Desmontar o minhocão e criar um parque no chão é a melhor solução.

O viaduto como uma jardineira verde não resolve a questão ambiental que ele cria no térreo .

A cidade acontece no chão.

O desmonte da perimetral do rio é a melhor prova de que o desmonte vai criar uma cidade muito mais bonita do que fazer uma jardineira numa estrutura condenada que vai demandar muito mais recursos de manutenção e instalação provavelmente até que o custo do desmonte.

Desmontando as vigas, que são pré fabricadas, portanto passível de remoção a parte a demolir pela uniformidade do material pode ser reciclada como insumo para material de construção.

A tecnologia já existe e já é utilizada no Brasil.

Portanto até pelo argumento da sustetabilidade se justifica o desmonte.

Igor Borges

Demolir.

Tenho certeza que para aqueles que ali vivem sera melhor!

São Paulo precisa disso precisa também de outros novos projetos, São Paulo precisa de uma arquitetura mais sofisticada prédios mais altos entre outras coisas, São Paulo precisa ser moderna, ela e moderna e tecnológica de um lado, do outro ela e é só um pouco moderna isso precisa mudar.

Marcio Figueiredo

Na região central, que sofre os maiores impactos negativos do elevado , o placar está Sim 70% X Não 30%.

Por causa do barulho e poluição, a qualidade de vida de quem mora nos prédios próximos ao minhocão é péssima.

É muito fácil para uma pessoa que mora em um bairro distante do centro votar não. Porque não sofre nenhum impacto negativo.

É típico pensamento individualista que infelizmente muita gente ainda tem em São Paulo.

Cris Tosatti

Eu moro desde que nasci em frente ao elevado, e agora com 28 anos estou 5 sem conseguir trabalhar com problemas respiratorios, e auditivos, sem contar o calor, como fica proximo ao chao do elevado, o calor vem intensamente para dentro, nao acho que iriam demolir, afinal ja fizeram tantos protestos e nada aconteceu, mas isso ja iria aliviar a vida de quem mora por perto.

Claudia Caroli

A desativação e demolição completa da excrecência que é esse viaduto.

Não cabe um parque sobre um local degradado, sem insolação e sem ventilação.

André Gonçalves Bastos e Silva

São Paulo precisa de parques e áreas verdes, em lugares planejados para acomodar parques e áreas verdes.

Embora o viaduto seja uma aberração barulhenta para os moradores do entorno e acolha decentemente caminhadas e outras atividades em alguns horários, ainda é utilizado para grande tráfego de carros numa cidade sem grandes alternativas nesse queisto.

Por fim, não é desenhado para a função recreativa; algum outro lugar mais propício pode acolher um parque bem acabado e menos dispendioso.

Tathiana Bagatini

Parque tem que ter também hora para fechar e vigilantes circulando, não queremos uma crackolândia suspensa nas nossas janelas, e sim um Parque com Verde!

Semelhante ao funcionamento do Buenos Aires, Trianon, Mário Covas.

fernando zacharias matta

Milênios após a queda da Babilônia o Prefeito pichador de muro resolve criar os Jardins Suspensos da Cracolandia.

Alex Reis

Acredito que isso é uma loucura total, o volume de tráfego é monumental, e o grande diferencial do minhocão é a ausência de faróis que garante um melhor fluxo desses veículos.

O transporte coletivo é medíocre, o direito do cidadão de ter seu próprio transporte será absurdamente abalado, este que paga volumes imensos de impostos.

Então do ponto de vista de mobilidade urbana será um prejuízo enorme, graças a Deus saber que entre os idealistas dessa estupidez está o senhor Nataline, já sei em quem não irei votar, assim como, não terão meu voto o PV, PSD, PPS e PSOL.

Quanto ao parque, bem, já temos péssimas experiências com a última boca de fumo criada pelo sr. Haddad, acredito que é nisso que virará essa importantíssima via de tráfego, espero Deus, que isso não vá em frente.

Chris Coutinho Bwana

Você já tentou levar suas crianças e sua família para passear no ibirapuera?

É maconheiro pra todo lado, você tem que pular por cima deles pra conseguir andar.

Certeza de que não precisamos de mais um “ibirapuera” na cidade, mas sim de transporte coletivo decente.

E não é porque nem sequer passo perto do minhocão que acho que ele deva virar um parque.

Sonia Angeloni

Gostaria de uma explicação: QUE GRAÇA as pessoas veem, em andar sobre o cimento de um elevado, cheio de prédios em volta???

Por que não vão ao Parque da Á gua Branca, Ibirapuera, Parque do Carmo, Parque da Aclimação, e param de encher o saco dos moradores daqui? Obrigada!

Ivan Kochulinsky

Aquilo foi um horror que o sr. excelentíssimo Paulo Maluf construiu para chegar mais rápido a sua empresa na época, agora vai de helicoptero

Edegar Silva

demolição é a solução com garantia de vez e arborização ao longo do percurso

Raphael Tenoch

Se for fazer já faça de uma vez e de uma forma bem feita, sem falar que tal “empreendimento” parece estar mais vinculado com a especulação imobiliária e gentrificação da região (aumento do custo de moradia e expulsão por vias economicas da população de menor renda) do que o que dizem no tal discurso de “elevar a qualidade de vida da população”.

Bem duvidoso este tal NOVO plano diretor.

Já vimos este discurso em outras cidades e só beneficiou as empreiteiras. Inclusive aqui em São Paulo com a perda do “Parque Augusta”.

O que vejo são as tais empreendedoras, com auxílio deste discurso estarem enchendo os cofres de $$$$ vendendo cubículo “conceitual” de 15 metros quadrados a preços exorbitantes.

Novo Plano diretor está mais para “Se puder pagar fica senão caia fora” do que melhorar a vida de quem ali já mora.

O problema maior do Minhocão, enquanto elemento urbano, é o ambiente na parte de baixo.

Isso não será resolvido com a sua transformação em parque.

Além do mais nunca vi nenhum estudo de viabilidade estrutural para acrescentar vegetação e outros elementos ao mesmo.

Antonio Luiz Bazela

O projeto é bom, só que para a cidade de São Paulo, não irá funcionar, vide Praça da República, Largo do Arouche, Julio Mesquita, Estação Sorocabana, Parque da Luz, Duque de Caxias, e até a Roosevelt, etc,

A classe trabalhadora e a população de bem não consegue desfrutar do local. NY funciona, porque lá existe Lei e Ordem.

A melhor solução é a demolição.

Gustavo Campos

Desativar pra criar parque vai trocar um problema pelo outro.

Do jeito que anda a segurança na região do Centro, vai virar mais um foco de moradores de rua, maconheiros, viciados em crack entre outros.

Se é pra desativar, tem que pôr tudo abaixo.

___________________________________________________________________________________________

Folha de São P

12/03/2016

São Paulo ganha ônibus turístico

de dois andares;

bilhete custa R$ 40

Comentário do internauta

12/03/2016

          Franksp  –  Será que o Haddad mandou incluir no itinerário do ônibus, passar debaixo do minhocão para todo mundo ver a degradação que ele perpetua?

          Quem explica porque ele não acompanha o bom exemplo do Prefeito do Rio, que eliminou o Minhocão de lá, a Perimetral e no lugar está fazendo bela, arborizada e moderna avenida?

          No Rio os cariocas tem o Museu do Amanhã.

          Aqui em São Paulo, a terceira maior metrópole do mundo, temos o Minhocão, “Museu do Passado”!

http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2016/03/12/sao-paulo-ganha-onibus-turistico-de-dois-andares-bilhete-custa-r-40.htm#comentarios

____________________________________________

 

 

 

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/continua-a-repercutir-e-de-forma-negativa-mudanca-de-nome-elevado-gen-artur-da-costa-silva-minhocao-para-parque/

Deixe uma resposta

X