NR: Minhocão, problema que só se resolve com a eliminação de sua estrutura foi alvo de estudo do “GRUPO DE TRABALHO INTERSECRETARIAL PARQUE MINHOCÃO” da Prefeitura de São Paulo que preparou trabalho sobre sua desativação:
Apresentamos a seguir observações feitas por Dr. Sérgio Ejzenberg,
Mestre em Engenharia de Transporte. Ejzenberg é consultor da ONU.
Ele foi colaborador da CET de São Paulo durante 15 anos. (*)
Dr. Sergio Ejzenberg: “tenho as seguintes observações:
IMPACTO DA DESATIVAÇÃO DO MINHOCÃO NO TRÂNSITO – pg. 75:
“… no município o impacto é considerado muito baixo. …. Já no centro expandido o impacto é considerado baixo. …. Porém, na área de influência o impacto é considerado significativo. … Dessa forma, entendemos que será necessária a adequação do sistema viário existente para mitigar os impactos dessa proposta.”
CONCLUSÃO: O Estudo confirma que o MINHOCÃO, obra cara com 2,8 km de extensão, é irrelevante para o trânsito do Município, e, portanto, JAMAIS DEVERIA TER SIDO CONSTRUÍDO (sem levar em conta seu deletério impacto urbano).
CUSTO E PRAZO PARA DEMOLIÇÃO DO MINHOCÃO – 2800 m – PG. 67:
“O prazo estimado para a realização da demolição de todo o elevado Presidente João Goulart seria de 24 meses e o orçamento estimado preliminarmente é de R$ 113.229.658,84.”
CUSTO E PRAZO PARA CONSTRUÇÃO DO PARQUE DE APENAS 900 M – Pg. 116 e 117:
CUSTO TOTAL: R$ 11,8 milhões + R$ 24,5 milhões = R$ 36,3 milhões (sem incluir o custo da reforma da estrutura do MINHOCÃO, com 50 anos de idade e reconhecidos problemas).
PRAZO: 20 meses (≈1,8 anos).
CUSTO E PRAZO ESTIMADOS PARA CONSTRUÇÃO DO PARQUE MINHOCÃO TOTAL COM 2.800 M
(ESTIMATIVA COM BASE EM SIMPLES REGRA DE TRÊS):
CUSTO DA OBRA: 36,3 milhões ÷ 900m x 2.800m = R$ 113,0 milhões
CUSTO DA REFORMA ESTRUTURAL DO MINHOCÃO = R$ 40 milhões (estimativa)
CUSTO TOTAL ESTIMADO PARQUE MINHOCÃO 2.800 m = 152 milhões
PRAZO TOTAL ESTIMADO: 20 meses ÷ 900m x 2.800m = 62 meses (mais de 5 anos).
RESULTADO DO DESMONTE DO MINHOCÃO:
- A retirada dos pilares permite aumentar a capacidade viária local,
- minimizando os impactos negativos locais no trânsito decorrentes da
- demolição, permitindo a construção no canteiro central de corredor de
- ônibus com ciclofaixa e arborização intensa (estilo Chukri Zaidan).
- O ambiente urbano hostil e perigoso sob o MINHOCÃO ficará resgatado.
- Acaba a caixa de poluição confinada sob o MINHOCÃO.
- É solução mais barata e TRES VEZES MAIS RÁPIDA do que construir o Parque Minhocão.
RESULTADO DA CONSTRUÇÃO DO PARQUE MINHOCÃO TOTAL 2800m:
- Mais caro e muito mais demorado do que demolir a estrutura.
- Mantém o ambiente degradado sob o Minhocão.
- Aumenta ainda mais a poluição sob o MINHOCÃO (o ESTUDO da PMSP comprovou importante redução da velocidade local, acarretando aumento da permanência dos veículos, dos congestionamentos locais, e portanto da poluição já intolerável nos baixos do Minhocão).
Não existe nenhuma semelhança geométrica e de implantação entre o HIGH LINE PARK de Nova York (caro, mas funcional) e o PARQUE MINHOCÃO (caro e disfuncional).
Atenciosamente
Sergio Ejzenberg
(*) Sérgio Ejzenberg é engenheiro civil e mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Tem especialização em Transportes realizada na França através da Agência para a Promoção Internacional das Tecnologias e das Empresas Francesas (ACTIM). No SPTV 1ª edição, ele discorre sobre transporte e trânsito. Foi engenheiro consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) no Programa de Desenvolvimento de Transportes para Bogotá/Colômbia. Foi colaborador da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) por 15 anos. É também consultor de engenharia de tráfego e de segurança viária.
Sérgio também foi colaborador do Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito (Cedatt), da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e do Ministério Público Estadual. Sérgio Ejzenberg é colunista de transporte e trânsito do SPTV.
* * *
NR: apresentamos a seguir, Orçamento atualizado (março/2019) de firma especializada, DESMONTEC.
Custo do desmonte do Minhocão: 36 milhões (com o reaproveitamento das 900 vigas).
Prazo da obra limpa e sustentável: 6 meses.
- https://www.minhocao.net.br/
- https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao/
- [email protected]