Liberdade faz projeto
para receber Minhocão
Plano do Conseg do bairro é utilizar parte das placas do elevado
para a construção de uma praça
A sugestão é que a praça seja criada
em cima da ligação Leste-Oeste
Almeida Rocha/Diário SP
Por: Filipe Sansone
Enquanto a vizinhança sonha em se ver livre do Minhocão, em outros lugares da capital o polêmico Elevado Costa e Silva, ou pelo menos pedaços dele, é muito bem-vindo.
O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da Liberdade, bairro da região central, já sugeriu à Subprefeitura da Sé que algumas das placas do Minhocão sejam usadas na construção de um grande boulevard em cima da ligação Leste-Oeste, entre a Avenida Liberdade e as ruas Galvão Bueno e da Glória, caso o elevado seja desmontado, como pede um grupo.
De acordo com Rafael Vitorino, diretor de assuntos comunitários do Conseg da Liberdade e conselheiro participativo do mesmo bairro, o boulevard seria feito de forma semelhante à Praça Roosevelt, na Consolação, também na região central da cidade.
“O Minhocão é pré-moldado e suas partes encaixadas no local onde ele está. Assim, ele pode ser desmontado”, afirmou. “Por isso, no caso de desmonte, gostaríamos de receber alguns blocos de sua estrutura para a construção de uma praça exatamente em cima da ligação Leste–Oeste, que atualmente corta a Liberdade no meio”, disse Vitorino.
Segundo o conselheiro, os moradores do bairro têm poucas opções de diversão, além da Praça da Liberdade. E, conforme lembrou, a construção da ligação Leste-Oeste retirou dois pontos de lazer muito utilizados por quem vivia no bairro: a Praça Almeida Júnior — que ainda existe, mas perdeu parte de sua extensão, pois foi cortada pela ligação — e o Cine Niterói, antigo ponto de encontro para pessoas de todas as idades, demolido para a construção da via expressa.
NO FUTURO/ Em nota a Prefeitura disse que Plano Diretor prevê a elaboração de lei específica que deverá determinar a gradual restrição ao transporte individual motorizado no Elevado Costa e Silva, definindo prazos até a sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação parcial ou integral em parque.
GRUPO PREGA QUE O ELEVADO SEJA DESMONTADO/ Moradores vizinhos ao Elevado Costa e Silva e integrantes de conselhos de segurança da região criaram um grupo para desmontar o Minhocão e também para coibir qualquer projeto para criação de um parque no local.
“O Minhocão é uma aberração urbanística, foi construído no meio de prédios residenciais, é uma ilha de calor, degradou uma importante parte região central, destruiu comércios e transformou toda sua extensão em uma ‘caixa fechada’, com alta concentração das poluições atmosféricas e sonoras ”, disse o consultor Francisco Machado, diretor do MDM (Movimento Desmonte o Minhocão).
Para o promotor de meio ambiente Marcos Lúcio Barreto, caso fique comprovado que o elevado pode ser desativado sem um colapso no trânsito da capital, a melhor alternativa é o desmonte. “Essa estrutura serve como uma caixa de ressonância para quem vive e trabalha abaixo dela. A criação de um parque no local só aumentaria o barulho.”
Questionada, a Prefeitura não informou se a estrutura pode ser realmente desmontada.
http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/84703/liberdade-faz-projeto-para-receber-minhoc-o
____________________________________________________________________