MINHOCÃO COMPLETA 49 ANOS
LAUDO TÉCNICO DA SPObras REVELA
ESTRUTURA DEPLORÁVEL
Há 49 anos atrás, dia 24 de janeiro de 1971 foi inaugurado o Elevado Costa e Silva, hoje João Goulart – o famigerado Minhocão.
Considerado uma aberração urbanística, o viaduto imposto, passando no meio de prédios residenciais, ao longo de seus 2 kms e 800 metros, degradando quatro importantes bairros centrais e para milhares de moradores causando sérios problemas de segurança, saúde, invasão de privacidade e “incomodidade insuportável”, conforme expressão do Promotor de Justiça de Urbanismo e Habitação, Dr. César Martins, do Ministério Público.
O Plano Diretor Estratégico (PDE), em seu artigo 375, da lei número 16.050, diz que “uma lei específica deverá ser elaborada determinando a gradual restrição ao transporte individual motorizado no Elevado Costa e Silva, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação, parcial ou integral, em parque”.
A possibilidade do desmonte – obra limpa, sustentável, que se auto paga – dessa estrutura obsoleta, sem manutenção, degradada e degradante acendeu uma luz no fim do túnel desse apagão urbanístico que já dura quase meio século.
Assim, em 15 de agosto de 2014 foi formado o MDM – Movimento Desmonte Minhocão – constituido por lideranças comunitárias, moradores e comerciantes da região atingida, que de forma voluntária e sem filiação ou vínculo político/partidário tem se empenhado a esclarecer a opinião pública e conscientizar as autoridades dos malefícios dessa estrutura e se proceder ao seu desmonte, com consequente reurbanização e requalificação dessa importante parte da capital.
Impressionante Laudo Técnico realizado pela SPObras em fevereiro de 2019 revela o estato deplorável e perigoso em que se encontra a estrutura do Elevado João Goulart – Minhocão – , que a atual administração municipal obsessivamente quer “maquiar” para franquear a circulação de milhares de pessoas. Qual é a real intenção? Promoção de eventos, exposições, feiras etc, num local “sem as mínimas condições de segurança” para as pessoas, conforme Laudo Técnico do Corpo de Bombeiros?
Vejamos a seguir, apenas alguns exemplos das impressionantes fotos – do total de 40 – do mencionado Laudo Técnico da SPObras .
No mês de fevereiro completa-se um ano do Laudo SPObras. Apesar de constatarem a precariedade, o deplorável e o perigoso estado em que se encontra a estrutura do Minhocão, nada foi feito.
A comunidade assiste perplexa a obstinação da atual administração municipal em preservar essa estrutura imposta aos milhares de moradores, com todos os evidentes malefícios.
Cresce a perplexidade quando se tem notícia que a Secretaria de Urbanismo quer gastar milhões de reais, não para consertar os graves problemas estruturais, mas para:
Será razoável gastar milhões de reais dos munícipes, para – por analogia – fazer “botox” e “plástica” nessa estrutura cadavérica?
https://www.minhocao.net.br/
https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao/