“De todas as operações conhecidas, a mais importante, pela sua grandiosidade e pelos efeitos na revalorização da área, tem sido a demolição no ano de 2003 do Viaduto de Cheonggyecheon de Seul, construido em 1971. As obras consistiram na derrubada de uma autoestrada elevada de 5.8 quilometros de comprimento, que passava pelo centro de Seul e ocupava quase todo o leito do rio do mesmo nome.
As obras foram idealizadas como consequência do embalo na recuperação da cidade iniciada com os Jogo Olímpicos de 1988. No ano de 2002, o então Prefeito da cidade, logo Presidente da República, anunciou a sua decisão de recuperar o rio Cheonggyecheon, construindo um grande parque fluvial no seu entorno.
A eficácia da rede de transporte coletivo e a acessibilidade da área vêm se incrementando muito desde então; o número de carros chegando à área diminuiu em 43%, sendo também muito significativas as reduções nos índices de partículas contaminantes NO2 e CO2 na zona.
O governo metropolitano da cidade estima uma redução no “efeito estufa”no centro da cidade em aproximadamente 8º.
O aspecto mais marcante recai na aprovação da obra por mais de 92% da população da cidade, apesar da enorme polêmida gerada antes de sua demolição”.
Qualquer semelhança é mera coincidência?
O Elevado João Goulart – Minhocão – foi também construído
(e imposto à população na época da ditadura), em 1971.
Se quisermos uma Cidade Linda,
não se tem que tirar a feiura?
E a feiura não está no Minhocão?
P.S. O Projeto do Desmonte do Minhocão encontra-se à disposição dos interessados.
Obra limpa, sustentável, que em seis meses requalifica os 2 kms e 800 metros do Minhocão,
se auto paga e dá lucro para a Prefeitura.
Entre em contato pelo nosso email
ou pelo Facebook
https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao/