Morte no Minhocão
MDM – São Paulo, 23 de novembro de 2019 – Exibido para todo Brasil pela TV GLOBO, o capítulo final da novela “A dona do pedaço” exibiu impressionante cena, filmada no Elevado João Goulart – Minhocão – na qual a personagem Josiane (Agatha Moreira), com um simples empurrão faz Regis (Reynaldo Gianecchini) despencar de 8 (oito) metros de altura, caindo sobre carro, vindo a óbito, revelando assim a precariedade e insegurança do local para pessoas.
O famigerado Minhocão, construído para viário, constitui “aberração urbanística”. É viaduto que passa no meio de prédios residenciais, gerando graves problemas de insegurança, invasão de privacidade, saúde (altíssimos graus de poluições atmosférica/sonora/visual) e incomodidade insuportável para milhares de moradores/comerciantes.
Laudo Técnico do Comando do Corpo de Bombeiros feito a pedido do Ministério Público afirma que o Minhocão “não tem as mínimas condições de segurança” para uso de pessoas, por estar a 8 (oito) metros de altura, ter muretas abaixo do mínimo exigido, não ter rotas de fuga e todo o demais básico para garantir a segurança e o bem-estar dos munícipes.
Vários trechos sem tela de proteção ou danificadas
Crianças ou cães podem cair (foto FGM)
Sem manutenção, pilastras exibem ferragem enferrujadas
O Comando da Polícia Militar, em Ofício ao Ministério Público sugere “medidas judiciais cabíveis”, para que “… o Elevado Costa e Silva – Minhocão – seja impedido de ser palco para qualquer tipo de utilização diversa para àquela para a qual foi concebido”.
Lembrando que o Artigo 132 do Código Penal afirma constituir crime “colocar pessoas em local com risco de vida e de saúde”.
Moradores, comerciantes, associações, lideranças comunitárias e munícipes em geral, esperam que após a exibição para todo Brasil do capítulo final da novela “A dona do pedaço”, evidenciando a insegurança do Minhocão, as autoridades municipais afinal se conscientizem da problemática, abandonem a idéia fixa de “parque”, neste local inseguro e inadequado.
Promova o quanto antes o desmonte dessa estrutura decrépita, degradada, sem manutenção etc, que só gera problemas para a Prefeitura e gastos para os cofres públicos.
E que se reurbanize e requalifique esta importante área central da cidade de São Paulo.
https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao/