Minhocão: Nova tragédia anunciada? “Ferrugem e umidade afetam estrutura dizem especialistas.”

      NR: assiste-se  lamentavelmente a tragédias anunciadas, que poderiam ter sido evitadas como a Boate Kiss  (RS) onde centenas de jovens morreram em incêndio e recentemente o rompimento de barragem em Mariana (MG) que arrasou todo um distrito, com mortes e afetou inúmeras cidades.

      Em São Paulo, reportagem da FOLHA DE SÃO PAULO alerta já há mais de dois anos sobre a estrutura do Minhocãoafetada com inúmeros pontos de infiltração.

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      O que se espera para proceder o Desmonte deste viário, já qualificado pela CET como desnecessário ao trânsito?

      Espera-se mais uma tragédia anunciada?

      Vejamos a matéria da FSP enviada pelo setor de pesquisas do MDM.

Folha de São P

Ferrugem e umidade afetam estrutura

do Minhocão, dizem especialistas

 

FELIPE SOUZA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

24/01/2013

     Na estrutura acinzentada do elevado Costa e Silva, o Minhocão, na região central de São Paulo, ao menos 20 árvores brotam do concreto. O que para a cidade poderia ser um bom sinal, para o elevado, inaugurado há exatos 42 anos, é uma ameaça à sua estrutura.

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      “O crescimento de uma árvore é grave indício de que há muita infiltração de água”, afirma Karen Niccoli Ramirez, doutora em engenharia de estruturas pela USP, que visitou o local a pedido da Folha.

      A água é o elemento mais danoso a uma estrutura de concreto, diz Paulo Helene, professor aposentado da Poli-USP e especializado em patologias de construções.

      E a árvore, segundo ele, é uma “demonstração cabal” de que há anos o local não sofre nenhum tipo de inspeção, manutenção preventiva nem limpeza adequadas.

      Isso significa que, se nada for feito entre dois a cinco anos, a estrutura do Minhocão poderá ficar comprometida, disse Helene.

Problemas no Minhocão

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      Ao menos 20 árvores crescem na estrutura lateral do elevado Costa e Silva, o Minhocão. 

      (NR: dados mais recentes publicados pela VEJA-SP e OESP informam que já existem 1.500 pontos de infiltração) .

 

TONELADAS

 

      O tipo de árvore que cresce no Minhocão ajuda a piorar o cenário. A maioria é da espécie Ficus microcarpa, ou figueira-lacerdinha.

      De acordo com o botânico Ricardo Cardim, essas figueiras funcionam como um macaco hidráulico enquanto crescem e são capazes de mover toneladas.

      “É impressionante como elas crescem rápido no meio do cimento”, diz o despachante Sandro Hermínio da Silva, 39, que trabalha em frente a uma das árvores.

      A solução, segundo Cardim, exige não apenas a poda das árvores, mas a aplicação de herbicida para evitar que nasçam de novo.

      “A ponte dos Remédios tinha uma arvorezinha lá e deu no que deu”, diz Helene, em alusão ao desabamento de parte da estrutura da ponte, na marginal Tietê, em 2011, o que interditou o local e causou problemas ao trânsito.

SINAIS

      Há outros sinais de que o Minhocão carece de reforma, afirmam os engenheiros. Um deles é a ferrugem, também resultante de infiltração, que dá cor alaranjada à área.

      “Se isso se prolongar, há risco de as peças não suportarem o peso para o qual foram projetadas. Eles [a prefeitura] devem fazer vistoria na captação e no escoamento da água porque não está sendo feito corretamente”, diz Karen Niccoli Ramirez.

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      As juntas de dilatação são outro ponto que merece atenção e eventualmente substituição, afirma Paulo Helene.

 

OUTROS PROBLEMAS

      A reportagem percorreu todos os 3,4 km do elevado e encontrou outros problemas.

      Das 99 caixas de postes de luz existentes, 63 estavam intactas e 36 com fios expostos ou quebradas.

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      Muitas telas de proteção do viaduto, que evitam uma queda de 5,5 m, têm defeitos. Ao menos 198 estavam abertas, quebradas ou queimadas.

      O local mais crítico, no acesso pela rua Helvétia, há 66 grades sem alambrado. Em vez de proteções, foi instalada uma cerca com arame e lâminas, que podem ser alcançadas até pelas crianças que usam a via para lazer aos domingos.

      Placas colocadas nos tetos dos pontos de ônibus nas marquises do elevado escondem um pouco da umidade do local, mas também apresentam problemas.

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      Foram identificados 48 espaços de onde caíram as peças, que podem atingir carros ou até pedestres à espera de um coletivo.

     Na parada Nothman, na altura do 1.956 da avenida São João, falta 19 delas.

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