“Se o Minhocão fosse excluído como via de tráfego, o impacto seria mínimo”, afirma o Superintendente de Planejamento e Projetos da CET, Dr. Ronaldo Tonobohn.

        Superintendente de Planejamento e Projetos da CET, Dr. Ronaldo Tonobohn: “Se o Minhocão fosse excluído como via de tráfego, o impacto seria mínimo”.

          NR:  em Audiência Pública no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo,  no dia 28.5.15, o Superintendente de Planejamento e Projetos da CET, Dr. Ronaldo Tonobohn assim se pronunciou sobre a eliminação do Elevado João Goulart (Minhocão):

          (…) Isso não causa nenhum impacto severo no sistema viário.

          Hoje nós temos nós temos ali o eixo da Hermano Marchetti, que não existia na época do Minhocão foi concebido. Hoje nós temos alternativas viárias para absorver esse tráfego do Minhocão. 

          Se o Minhocão for desativado, do ponto de vista da mobilidade, nós temos a área que ele ocupa hoje, que é a área dos pilares do Minhocão, que aquilo é uma monstruosidade de robusto, que ocupa um canteiro central maravilhoso.

Os pilares de sustentação do Minhocão ocupam 8 (oito) metros embaixo         

          E que esse canteiro central pode ser aproveitado para uma diversidade de situações de mobilidade. Instalar melhor a ciclovia que está sendo implantada.

         

Ciclovia sem Minhocão: Saúde para a População“,

dizeres da faixa de manifestação dos moradores

          O projeto tem que resolver situações de contorno desses pilares. De transitar entra as paradas de ônibus. Que é dificultado por esses pilares. Elementarmente, do ponto de vista da mobilidade, nós teríamos mais recursos para trabalhar a mobilidade na cidade, sem a presença do Minhocão. (…)

          Do ponto de vista de mobilidade, estritamente, a inexistência do Minhocão, para a gente, oferece mais  do que aquele elemento construtivo permanecer ali“. 

          (…) “Esse volume  (viário) seria praticamente todo absorvido hoje”, explica o Superintendente de Planejamento e Projetos da CET, Ronaldo Tonobohn.

         “Essa ligação de longa distância leste-oeste, do ponto de vista prático de velocidade, é muito melhor se puder ser feita pela Marginal do Tietê.”

         Segundo Dr. Tonobohn, com a ampliação da Marginal do Tietê, em 2010, parte das viagens que eram feitas pelo elevado migrou para a via expressa.

          Se o Minhocão fosse excluído como via de tráfego, o impacto seria mínimo e tende a ser minimizado com o tempo em função de outros investimentos”, afirma Dr. Tonobohn, à época, Superintendente de Planejamento e Projetos da CET.

         “O Minhocão é uma caixa fechada e se nós aumentarmos o número de volume do viário embaixo, evidentemente vai aumentar ali embaixo o volume de emissão de poluentes, gases e particulados principalmente“. (…)  

*     *     *

          Segundo a Folha de São Paulo, 27.set.2020, apenas “2% de todos os automóveis que circulam por dia na cidade” passam pelo Minhocão.

          (…) “Passam por lá (pelo Minhocão) 78 mil veículos todos os dias, 2% de todos os automóveis que circulam por dia na cidade, segundo a prefeitura”.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/09/maioria-quer-minhocao-como-e-hoje-mas-opcao-por-parque-fica-mais-popular.shtml

*     *     *

          NR: Trânsito – Com a duplicação das Marginais, o trânsito leste-oeste diminuiu significativamente no Minhocão.

          Sobre o Elevado João Goulart – Minhocão – o Plano Diretor Estratégico (lei nº 16.050/14), inclui no artigo 375, parágrafo que diz haverá ‘gradual restrição ao transporte individual motorizado no Elevado Costa e Silva, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego”.

http://www.metrojornal.com.br/nacional/foco/estudo-da-cet-defende-fim-do-minhocao-em-sao-paulo-196803

Movimento Desmonte do Minhocão

https://www.minhocao.net.br/

https://www.facebook.com/

[email protected]

*     *     *

 

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/superintendente-de-planejamento-e-projetos-da-cet-dr-ronaldo-tonobohn-se-o-minhocao-fosse-excluido-como-via-de-trafego-o-impacto-seria-minimo/

Deixe uma resposta

X